14 junho 2013

Napoleão Bonaparte na Rússia


Editora: Viajante do Tempo
Ano: 2011
Páginas: 160
Autora: Regina Gonçalves
Nota: 3/5

Sinopse: Caio Zip ouve do cativante Napoleão Bonaparte os relatos de suas estratégias e façanhas até invadir Moscou. Depois, Caio aprende com o marechal russo Kutusov como simples cálculos matemáticos são cruciais para vencer a guerra. Há forte integração entre as disciplinas História e Matemática. Mostra como a Matemática está presente no planejamento e na tomada de decisões nas grandes batalhas e nos oferece uma grande lição de estratégia e de uma notável virtude humana: a paciência! Livro da série de Ficção Histórica Educacional, Caio Zip, o Viajante do Tempo, que diverte, atiça a curiosidade e integra diversos campos do saber, tais como: História, Arte, Filosofia, Ciências e Matemática. Ao final, há uma criativa “Memórias de Napoleão” e uma biografia do marechal russo Kutuzov.

Resenha: Em mais uma das suas viagens no tempo dessa vez Caio Zip para no meio da Guerra entre Rússia e França, em pleno rigoroso inverno Russo.
Caio Zip passa por mais uma de suas aventuras, dessa vez chegou a conhecer o grande exército de Napoleão Bonaparte, que estava invadindo a Rússia. Parece que Zip não deu muita sorte para Napoleão nesta guerra, pois seu exército sofreu bastante com o inverno e a falta de mantimentos na Rússia. Devido a esses fatos Caio presencia várias mortes.
Uma maneira fácil e divertida de aprender mais sobre a história do "grande" Napoleão Bonaparte e sua entrada na Rússia, um ótimo livro.
Como todos os livros da editora, o livro não acaba quando a história acaba, pois os livros sempre contém algumas surpresinhas no final, nesse caso tem a biografia do russo Kutuzov e algumas memórias de Napoleão.