07 dezembro 2012

Em Chamas


Autor: Suzanne Collins 
Edição: 1°
Ano: 2011
Editora: Rocco
Páginas: 413
Indicação: 4/5

Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.


Resenha: Esse é segundo volume da série Jogos Vorazes, indico que quem ainda não leu nenhum livro da série leia a resenha de Jogos Vorazes primeiro ou não me responsabilizo se a resenha conter spoilers de Jogos Vorazes.
             O livro começa quando Katniss e Peeta quebram a principal regra do Jogos Vorazes, que é a de ter um único vencedor, além disso, quando quebraram essa regra eles desafiaram a Capital e deixaram em toda a Panem um sentimento de rebelião contra a Capital.
             O Presidente Snow sabe que Katniss fez tudo com o intuito de acabar com a Capital, de fazer com que toda a Panem se rebele contra eles, então Snow ameaça Katniss, ou melhor ameça a vida das pessoas que ela ama, em troco da vida das pessoas que ela ama, ela teria que convencer a toda Panem que a intenção dela não foi desafiar a Capital.
          Katniss se torna um símbolo de resistência para os moradores da Panem durante a Turnê dos Vitoriosos, ela termina alimentando a ideia que ela tinha o intuito de fazer com que todos se rebelassem contra a Capital, a partir daí ela vira a "Garota Em Chamas". 
            A 75° edição dos Jogos Vorazes se aproxima, e de 25 em 25 anos ocorre o Massacre Quartenário, onde os Jogos tem uma surpresa de tirar o fôlego para todos os telespectadores. Quando os jogos começam a estória fica ainda mais quente. 
            Não pense que a autora não dá aquela apimentada no "triângulo amoroso" por que ela dá, ela mostra que Catnip está cada vez mais dividida e que realmente não sabe com quem ficar, ela gosta dos dois, mas só pode escolher um.
           Um bom livro, porém não gostei muito da primeira parte do livro achei um pouco "morgada", a partir da parte do Massacre o livro fica melhor a cada minuto.
           Você pode esperar tudo para o final, menos o que realmente acontece, o final do livro é simplesmente de tirar o fôlego.