01 novembro 2012

Santos Dumont: Voar é para Todos


Autor: Regina Gonçalves, Regis Lima de Almeida Rosa
Edição: 1
Ano: 2012
Editora: Viajante do Tempo
Páginas: 360


Sinopse: Baseada em fatos reais, esta viagem no tempo começa com Caio Zip, um jovem dos nossos dias, em um bosque nos arredores de Paris, quando ele ajuda um piloto a sair de seu estranho aparelho voador, que mais parece um ultraleve moderno. Chega um grupo de resgate, em um carro muito antigo, que agradece àquele estranho e hábil rapaz ter ajudado o piloto de testes do último modelo do avião Demoiselle, e Santos Dumont o convida a passar alguns dias em sua residência. Corre o ano de 1909 e Paris é de uma efervescência cultural, artística e tecnológica sem igual no mundo. Uma época de pensar com audácia em todas as áreas, de refletir e transgredir a ordem superficial das coisas. Por isso, além das personalidades interessantes que Caio conhece na área tecnológica, há também gente incrível que estava revolucionando outras áreas. Acontece o maior torneio internacional da aviação, com prêmios de altitude, distância e velocidade. Lá, Caio conversa com Voisin, Curtiss, Blériot e outros grandes pioneiros. O avião dos irmãos Wright há um ano era a sensação de Paris e nesse torneio ele vai ser definitivamente ultrapassado. Depois da história, há um estudo bem detalhado com uma descrição e análise de fatos do início da aviação. Há informações sobre os princípios do voo, os pioneiros e suas contribuições, as brigas de patentes, os acidentes fatais e outras curiosidades.

Resenha: Caio Zip é um viajante no tempo que foi parar em Paris no momento de um teste de mais um dos aviões de Santô (Santos Dumont), porém o resultado do teste não foi muito bom e o piloto -Hélène- terminou tendo complicações com o voo e quem por acaso a ajuda é Zip. Santô chega e fica sabendo do heroísmo de Zip e que ele ainda não tem onde ficar, então Santos Dumont oferece para que Zip fique em sua casa, Caio aceita seu pedido e termina virando amigo e ajudante de Santô.
Durante o livro Caio conhece várias pessoas da época, como Eiffel e Freud, ele também se apaixona por Valquíria.
Devo admitir que por ser um livro que se trate mais da parte de conhecimento, não esperava muito do livro, mas o livro me surpreendeu bastante e me ensinou várias coisas novas sobre aviões, o balé russo e até mesmo sobre a Torre Eiffel, e claro sobre Santos Dumont.
A linguagem utilizada no livro é fácil de ser entendida e com vários termos da aviação. A diagramação do livro é com páginas um pouco amarelas e letras em um bom tamanho.
Um ótimo livro que deveria ser lido por todos. A história do livro só vai até a página 266 as outras são de curiosidades, uma ideia que achei bastante interessante.                     



a Rafflecopter giveaway

15 comentários:

  1. Adoro livros sobre viajantes do tempo, acho que esse é um tema muito bom de se explorar. A sinopse me chamou bastante atenção, e deve ser bem gordinho né? Tomara que 360 páginas não tornem ele arrastado.

    Beijão,
    Gabe
    desejosdesabado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro história, principalmente as que envolvem brasileiros. É que nós sempre temos ideias e atitudes diferentes de pessoas de outros lugares. Amo Santos Dumont e acho ele um gênio, estou curiosa sobre esse livro.

    Beijos
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Viagem no tempo ? Santos Drumond ? Caramba,bem diferente não é? Mas a temática,pelo pelos da forma como foi abordada na resenha,parece bem interessante,estou curiosa para ler. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia este livro, mas fiquei interessada! Parece muito legal, uma mistura de ficção e realidade histórica... quero ler!
    Bjus, adorei a resenha!
    Paty Algayer - Mágica Literária

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esse livro ainda, mas parece ser otimo. Gostei dos pontos que você ressaltou que gostou no livro. Acho essa ideia de viajem no tempo tão interessante que leria o livro *u*

    Beijos,
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi, eu não conhecia esse título e adorei a sinopse! Sua resenha me deixou ainda mais encantada pela estória, achei a proposta muito bacana! Espero ter a oportunidade de ler esse livro, realmente parece muito bacana!! Páginas amarelas? #D Gostei de saber disso!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura!! :D

    até mais!!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas só de ler a resenha deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do livro, historia muito interessante.Deu vontade de ler ! :D

    ResponderExcluir
  9. Li sua resenha e gostei muito. Sempre que um livro traz informações de acontecimentos reais, é bom ler e aprendermos um pouco mais. Já o marquei na lista de desejados para leitura em 2013, pois esse ano tenho muitos para ler. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. 2 coisas me chamaram atenção: 1 é baseado em fatos reais,amo! 2 -360 pág. Adoro! Amo histórias reais e livros grandes.Fiquei com muita vontade de ler esse livro depois q li a resenha.Então só me resta ficar torcendo p/ ganhar!
    Byrutegarcia
    @rutegarcia

    ResponderExcluir
  11. Eu não sabia se queria ler esse livro + dai vc citou Freud e eu amo Freud, pq sou psicóloga e amo psicanálise, e mesmo que ele surja pouquinho já vale...além que é baseado em fatos reais...

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a resenha. A história parece ser bem legal, um viajante no tempo, gostaria de ter esse poder e poder visitar várias épocas. O bom de livros assim é que a gente aprende e se diverte com a história :D
    Além disso é sempre bom conhecer mais um pouco sobre um dos mais importantes inventores do Brasil

    ResponderExcluir
  13. Pela sinopse, eu não me atrairia muito. Mas pela sua resenha, parece que o livro tem bastante a contar. E o fato de ter curiosidades e alguns aprendizados a se tirar, me deu uma vontadezinha de ler. Não muuuuito grande, mas grande. rs

    Boa resenha, Vivi.
    Beijos!
    Blog|Fã Page|Twitter|Sorteios

    ResponderExcluir
  14. Ganhei \o/
    E agora o que faço? Para onde mando os dados?

    ResponderExcluir

Digam o que acharam do post, dê sua opinião e faça uma blogueira feliz (: