12 novembro 2012

Jogos Vorazes



Autor: Suzanne Collins
Edição: 1°
Ano: 2010
Editora: Rocco
Páginas: 397
Indicação: 4/5

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?



Resenha: A América do Norte foi destruída, em seu lugar está Panem, dividida em doze distritos e a Capital, a Capital controla a todos. Todos os anos a capital organiza um reality show, chamado Jogos Vorazes, ao qual são sorteados um casal de cada distrito, entre 12 e 18 anos, para ir para o jogo, o objetivo do jogo é ser o último a sobreviver.
              Katniss Everdeen (narradora do livro) mantém sua mãe e seu irmão na Costura -parte mais pobre de seu distrito-, ela costuma ir para floresta caçar com Gale, depois do sorteio que decide quem será o casal que irá para os jogos sua vida não será a mesma.

“Mas ele se tornou muito mais do que um companheiro de caçada. Ele se tornou meu confidente, alguém com quem eu podia dividir os pensamentos que eu nunca podia dar voz dentro do muro. Em troca, ele confiou em mim. Quando estava fora na floresta com Gale... Às vezes eu era feliz de verdade.”

                    No distrito doze, Katniss Everdeen e, o filho do padeiro, Peeta Mellark foram os escolhidos, ninguém gostaria de ir ao Jogos Vorazes, mas quem vai só tem uma escolha, viver ou morrer. 
                   Pouco tempo depois de sorteados Katniss e Peeta têm que se acostumar com uma realidade totalmente diferente da sua, têm de se acostumar com uma vida de luxo, muita comida, treinos e entrevistas.
                   O livro começa a ficar realmente muito bom quando os 24 representantes dos 12 distritos são jogados na arena para somente um sobreviver. A partir dai o livro começa a mostrar partes de romance, ação, aventura e faz com que alguns personagens realmente nos cativem. 
                     Posso dizer que gostei bastante do livro e que o livro criou uma curiosidade em mim de querer continuar a ler a série e quer ver seus filmes o mais rápido possível. A escrita da autora é bastante cativante e faz com que fiquemos com uma vontade imensa de chegar ao fim do livro para saber logo o que vai acontecer e o que podemos esperar para a sua continuação.
                      Um livro para quem gosta de distopias, triângulo amoroso e para aqueles que acima de tudo tudo têm esperança.

                                                     "Que a sorte esteja sempre a seu favor."