12 agosto 2012

Memórias de Um Sargento de Milícias


Autor: Manuel Antônio de Almeida
Edição: 4
Editora: Ática
Ano: 1973
Páginas: 144

Sinopse: Na história de Leonardo - que gosta muito mais de se divertir do que de trabalhar - o autor faz uma irresistível e bem-humorada crônica sobre o cotidiano das classes baixas do Rio de Janeiro na época de dom João VI.




Resenha: Nunca tinha lido um clássico antes e costumava ter bastante preconceito com eles, depois de ler esse livro perdi totalmente o preconceito e ainda de quebra aprendi a realmente não julgar um livro pela capa, pois o que li não tinha capa.
O livro fala do Leonardo, um vagabundo, na minha opinião, que é traído pela mulher e é obrigado a deixar o filho com o compadre. Depois de grande, Leonardinho (filho de Leonardo) parece que vai puxar ao pai e ser um vagabundo de primeira, mas em parte ele consegue escapar dessa façanha, não vou dizer como
No fim do livro entendi totalmente porque o nome do livro é Memórias de um Sargento de Milícias, e espero que entendam também.
Tinha bastante medo de ler um clássico, de não entender a sua linguagem, mas este livro é diferente, tem uma linguagem super simples que dá para qualquer pessoa entender. 
Não vou dizer que amei o livro, seria uma tremenda mentira, mas gostei, isso, apenas gostei. Indico o livro para todas as pessoas que nunca leram um clássico e até mesmo aquelas pessoas que já costumam ler. 

OBS: Para vocês terem ideia de como está o estado deste meu livro, de apenas 39 anos, assistam o vídeo em que eu o mostro. AQUI

8 comentários:

  1. Já li esse livro para uma apresentação no Ensino Médio. Minha amiga teve uma crise de riso quando foi falar Maria Regalada.
    Eu também não amei o livro, mas ele me garantiu boas risadas.
    Beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Viviane!
    Lembro que este livro foi um dos pouco que li na escola e que realmente gostei. Agora não me lembro de muita coisa da história, na realidade de quase nada, mas me lembro que lia sem parar. Também tinha um certo preconceito com clássicos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. olá,estou seguindo seu blog,passa lá no meu beijinhos!!

    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei, Vivi, tá melhorando! Beijo

    ResponderExcluir
  5. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei com um pouco de curiosidade para ler... Não sabia que garantia essas risadas e que era tão bom. Vou procurar saber um pouco mais sobre a história e talvez eu leia! :D

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha
    Parece ser legal esse livro

    Beijos

    http://enaspaginasdeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha de um clássico nacional! Esse livro tem humor e eu lembro que foi um dos poucos que me divertiu, mesmo tendo de ler por causa da escola hehe Eu adoro ler clássicos, mas não curto que me obriguem títulos. Na faculdade li to-dos os que foram necessários, mas só curti mesmo os que escolhi na Biblioteca, por mim mesma.

    ResponderExcluir
  8. Hum estou pensando em me aventurar pelos clássicos e essa parece ser uma boa opção. Vi o vídeo que vc fez e o estado do pobre coistado, deu uma dor no coração rsrsrs. Acho que geralmente clássicos causam essa impressão de serem bons mas nunca bons o suficiente!!! Adorei a resenha.

    ResponderExcluir

Digam o que acharam do post, dê sua opinião e faça uma blogueira feliz (: