07 julho 2012

Poderosa



Autor: Sérgio Klein
Edição: 1

Editora: Fundamento

Ano: 2006
Páginas: 194





Sinopse: O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela desejava era criar histórias que distraíssem os futuros leitores, mas um dia faz uma redação sobre a quase xará Joana d'Arc e provoca uma reviravolta na História.
Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz consequências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas. E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle.


Resenha: Poderosa é o início de uma saga de 5 livros de uma autor brasileiro, creio eu que o autor gostaria de continuar, mas não foi possível pois o mesmo pegou uma bactéria que o levou a morte em 2010.
              O livro trata de uma menina chamada Joana Dalva,  uma menina aparentemente normal que passa por algumas dificuldades, mas não é bem assim, Joana Dalva tem um poder, ela tem o poder de transformar as palavras em realidade ao menos se ela escrever com a sua mão esquerda.
                  Depois de descobrir o poder e quase mudar a história de sua xará, Joana D'Arc, Joana Dalva resolve eliminar os seus problemas familiares, ajudando com o casamento de seus pais  e até mesmo dando uma nova chance a sua avó. Porém nem tudo da certo e Joana ainda tem descobrir se o menino que ela gosta está realmente gostando dela.
                     Indico o livro para quem está começando a ler agora, pois o livro é bem fininho e tem uma história bem gostosa de ser lida. Li o livro quando estava começando a ler também e lembro que gostei bastante. Porém o livro não é somente para quem está começando a ler agora, é para todos aqueles que acreditam, assim como eu, no poder das palavras.
                      Aprendi com o livro mais sobre Joana D'Arc, que foi bastante importante na Guerra dos Cem Anos, aprendi também que mesmo que possamos mudar o nosso futuro, ou passado, tudo sempre é do jeito que deveria ser.